Publicado em Deixe um comentário

MOSCAS VOLANTES OU MIODESÓPSIAS

São pequenas fibras de cologénio que se condensam no humor vítreo (estrutura ocular gelatinosa e avascular), como consequência da sua desidratação natural, e podem apresentar-se sob a forma de pontos, linhas ou teias de aranha. Estas estruturas flutuantes, com a passagem da luz, projetam a sua sombra sobre a retina e daí interferirem na nossa visão.

É um dos sinais mais frequentes que motivam a ida a uma consulta visual, seja optométrica ou oftalmológica.

Geralmente é uma condição benigna, embora um pouco irritante e incómoda à medida que se movem no campo visual. Quanto mais próximo da retina maior é a sua sombra.

As miodesópsias são muito frequentes e  perceptíveis quando se olha a uma parede branca ou sobre superficies com muita luz ( como o ecrã de um computador).

Devo-as ignorar?…

Depende da causa!

Como causas mais habituais e que não padecem de preocupação nem tratamento são as seguintes:

  • Idade ( o humor vítreo tende a encolher e as particulas sólidas soltam-se e flutuam);
  • Miopia ou pós operados de cataratas.

 

A causa que requer observação médica urgente é o desprendimento do vítreo. Neste caso, a perceção das moscas volantes é geralmente repentina. Se as moscas vão acompanhadas de flashes pode ser um sinal de alerta de um possível rutura na retina.

Como causa grave, temos a inflamação que pode ser  por uma uveíte posterior, por um traumatismo ou por doenças virais ou fúngicas. É necessário uma intervenção oftalmológica urgente.

 

Quando devo procurar ajuda oftalmológica?

  • Quando as moscas são em quantidade e interferem na sua visão;
  • Quando são acompanhadas de flashes;
  • Quando existe perda de visão;
  • Quando existe dor.

 

Vou ver as moscas para o resto da vida?

O nosso cérebro aprenderá a ignorar as moscas flutuantes e é muito provável que o observador passe a não dar-se conta que elas existem.

Não existe tratamento nem medicação, só existe tratamento para as causas mais graves que deram origem à visão das mosca flutuantes, como o desprendimento do vítreo, rutura retiniana, infeções ou traumatismos.

Deixe uma resposta